Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A Faculdade de Educação do Acre no contexto de implantação do ensino superior

2020; Volume: 1; Issue: 01 Linguagem: Português

10.29280/rappge.v1i01.7876

ISSN

2527-0141

Autores

Mark Clark Assen de Carvalho, Rafael Marques Gonçalves, Adão Rogério Xavier Silva,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Este artigo apresenta parte de uma pesquisa historiográfica que objetiva descrever o advento do ensino superior no Estado do Acre. Para tanto, situa o contexto de criação das antigas Faculdades isoladas, perpassando pela Faculdade de Educação do Acre no cenário de constituição do Centro Universitário do Acre, a implantação de uma Universidade Estadual, o processo de federalização da Universidade Federal do Acre – UFAC e as mudanças decorrentes deste movimento. Trata-se de pesquisa documental entrelaçada a relatos e depoimentos de diferentes atrizes históricas que exerceram protagonismo nos primórdios da Educação Superior no Acre. No geral, são descritas as diferentes circunstâncias econômicas, políticas, sociais e educacionais que movimentaram as iniciativas em torno do processo de criação do ensino superior na década de 60 e suas transformações nas décadas subsequentes do Século XX. Importa destacar que nesse processo de imersão e regressão na história da Educação Superior acreana tem-se como questão central o movimento em prol da implantação da Faculdade de Educação e o papel desta unidade no processo de formação de professores, descrevendo, em igual medida, sua transformação em Departamento de Educação e em tempos mais recentes sua fusão enquanto Centro de Educação junto às áreas de Letras e Artes, aspecto que contribui para que tenha havido um movimento de enfraquecimento da ação política e da dimensão pedagógica e formativa outrora desempenhada pela extinta Faculdade de Educação. Palavras-chave: Ensino superior no Acre; Faculdade de Educação; Organização da educação superior; UFAC.

Referência(s)