Estudo de viabilidade de implantação de contorno viário entre as rodovias SC-453, SC-150 E BR-282 entre os Municípios de Luzerna e Joaçaba
2019; UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA; Volume: 6; Linguagem: Português
ISSN
2674-9017
AutoresThiago Luiz Lopes Cordeiro, Gislaine Luvizão,
Tópico(s)Infrastructure Maintenance and Monitoring
ResumoOs problemas relacionados ao trânsito nos municipios de Luzerna, Joacaba e Herval d’Oeste vem se agravando diariamente, em que alem de veiculos de passeio, existe a circulacao de grande volume de veiculos de carga e onibus no perimetro urbano, acarretando a formacao de filas e congestionamento. Dessa forma, a proposta do desvio do trafego do centro das cidades por um contorno viario mostra-se interessante, ligando as rodovias SC-453, SC-150 e BR-282, proporcionando crescimento de novas areas, e uma melhor qualidade do trafego urbano. Para verificar a viabilidade de implantacao foi realizado o estudo de trafego nas intersecoes de acesso aos municipios, em seguida a realizacao de estudos topograficos e de tracado que passaria em locais de interesse dos municipios, previamente determinados em entrevistas com as prefeituras e os orgaos competentes. Os estudos de pre-lancamento de tracado permitiram a quantificacao de servicos, e uma posterior comparacao entre eles, assim escolhido um dos tracados para os estudos hidrologicos com a delimitacao das bacias de contribuicao do corpo estradal. Apos desenvolvidas as pesquisas e analises do estudo de trafego foi possivel verificar a viabilidade de implantacao do contorno viario; para a classificacao dessa rodovia e os criterios minimos de tracado paralelamente foram desenvolvidos estudos topograficos com modelos digitais disponibilizados on-line pela Epagri. Com a utilizacao dos dois estudos em conjunto, foram desenvolvidos os estudos de tracados, optando em seguida pelos alinhamentos que possuiam o menor movimento de solo, a menor quantidade de obras de arte, ou que possibilitaram as melhores condicoes de desenvolvimento social, como a regiao proxima do aeroporto Santa Terezinha. Escolhidos os tracados, foram avaliadas as bacias de contribuicao que influenciam diretamente o corpo estradal. Ainda foi possivel verificar que somente o desvio desse trafego nao resolvera os problemas de trânsito, sugerindo, assim, tambem o alargamento das pistas de rolamento que liga os dois municipios. Essas solucoes trariam diversos beneficios para as duas cidades, entre eles sociais e economicos, porem o desenvolvimento dependeria diretamente do planejamento adequado e em conjunto com os setores de Engenharia e Planejamento das prefeituras municipais.
Referência(s)