Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

CinEducar e Partejar Potiguara: o ensino do cinema para mulheres indígenas como ferramenta de (re)existência

2020; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22456/2357-9854.100073

ISSN

2596-3198

Autores

Micaelle Lages Lucena, Isabella Chianca Bessa Ribeiro do Valle,

Tópico(s)

Youth, Politics, and Society

Resumo

Este artigo visa a analisar algumas experiências vividas em campo no projeto de extensão universitária Partejar Potiguara, que propôs aulas de cinema para mulheres indígenas na região da Baía da Traição (PB) em 2019. O objetivo é analisar os atravessamentos e afetos gerados na busca por uma metodologia engajada e transgressora dentro de um contexto de lutas sociais e resistência cultural. Desde a seleção bibliográfica da pesquisa e as dificuldades encontradas nas aulas à execução do produto final (um documentário sobre parto, maternidade, vida e identidade), o propósito é compreender o ensino das artes visuais e a produção cinematográfica como ferramenta política de valorização da identidade.

Referência(s)