Juventude, criatividade e agência política
2020; FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE; Issue: 37 Linguagem: Português
10.21669/tomo.vi37.13371
ISSN2318-9010
AutoresRicardo Campos, Alix Didier Sarrouy,
Tópico(s)Youth, Politics, and Society
ResumoEste artigo tem por base um projecto em curso em Portugal (2019-2021) que visa reflectir sobre as dimensões menos visíveis da participação dos jovens na vida pública contemporânea, explorando o que designamos por “Artes da cidadania”. Este conceito remete para territórios não-institucionais de construção da cidadania e de participação na esfera política que recorrem a dinâmicas criativas diversas. Falamos do uso do corpo, das ruas e de outros recursos, para a construção de linguagens e conteúdos estéticos (sonoros, performativos, visuais, digitais, etc.) no âmbito da participação política e do exercício da cidadania. Deste modo, procuramos entender como a agência política está associada à agência criativa na juventude, uma articulação que tem sido amplamente estudada e debatida no âmbito dos estudos juvenis. Importa actualizar esta reflexão, num período histórico que tem sido marcado por uma crescente presença e mobilização dos jovens em prol de diversas causas.
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