
Concepções docentes sobre Ensino Médio Integrado e Interdisciplinaridade: estudo de caso em um Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Rio Grande do Sul
2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 8 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v9i8.5790
ISSN2525-3409
AutoresFabiane Beatriz Sestari, Ângela Malvina Durand, Elisângela Brauner, Fabrício Fernando Halberstadt, Isabel Krey Garcia, Maria Cecília Pereira Santarosa,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoA educação profissional com formação de nível médio na forma integrada necessita atender às demandas da sociedade em prol de uma formação científica e integral do cidadão atrelado ao mundo do trabalho. Neste contexto educacional, o presente trabalho delineia uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso na qual se buscou verificar e analisar as concepções sobre os conceitos de Ensino Médio Integrado e Interdisciplinaridade evidenciadas por professores do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do campus Ibirubá do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Os registros foram obtidos a partir de uma entrevista semiestruturada e foram analisados por meio de uma Análise Textual Discursiva. Desse processo, emergiram cinco categorias finais, das quais quatro são analisadas nesse trabalho, a saber: i) Concepções conceituais e metodológicas; ii) Objetivos do Ensino Médio Integrado; iii) Pareceres e impasses e; iv) Pressupostos e encaminhamentos. Foi possível concluir que a falta de formação inicial e continuada, bem como a falta de fundamentação, principalmente metodológica, são fatores apresentados para a não efetivação plena da integração e interdisciplinaridade esperadas para o Ensino Médio Integrado. Também foram destacados fatores como a necessidade de institucionalização de ações integradas e de uma gestão de ensino que coordene e priorize a organização dos espaços e tempos escolares. Muitos desses aspectos levantados pelos professores corroboram para a necessidade de uma postura de abertura frente ao objeto do conhecimento e a importância do trabalho coletivo para a interdisciplinaridade.
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