Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Concepções docentes sobre Ensino Médio Integrado e Interdisciplinaridade: estudo de caso em um Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Rio Grande do Sul

2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 8 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v9i8.5790

ISSN

2525-3409

Autores

Fabiane Beatriz Sestari, Ângela Malvina Durand, Elisângela Brauner, Fabrício Fernando Halberstadt, Isabel Krey Garcia, Maria Cecília Pereira Santarosa,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

A educação profissional com formação de nível médio na forma integrada necessita atender às demandas da sociedade em prol de uma formação científica e integral do cidadão atrelado ao mundo do trabalho. Neste contexto educacional, o presente trabalho delineia uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso na qual se buscou verificar e analisar as concepções sobre os conceitos de Ensino Médio Integrado e Interdisciplinaridade evidenciadas por professores do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do campus Ibirubá do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Os registros foram obtidos a partir de uma entrevista semiestruturada e foram analisados por meio de uma Análise Textual Discursiva. Desse processo, emergiram cinco categorias finais, das quais quatro são analisadas nesse trabalho, a saber: i) Concepções conceituais e metodológicas; ii) Objetivos do Ensino Médio Integrado; iii) Pareceres e impasses e; iv) Pressupostos e encaminhamentos. Foi possível concluir que a falta de formação inicial e continuada, bem como a falta de fundamentação, principalmente metodológica, são fatores apresentados para a não efetivação plena da integração e interdisciplinaridade esperadas para o Ensino Médio Integrado. Também foram destacados fatores como a necessidade de institucionalização de ações integradas e de uma gestão de ensino que coordene e priorize a organização dos espaços e tempos escolares. Muitos desses aspectos levantados pelos professores corroboram para a necessidade de uma postura de abertura frente ao objeto do conhecimento e a importância do trabalho coletivo para a interdisciplinaridade.

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