
Acupuntura no Currículo Médico: Visão de Estudantes de Graduação em Medicina
2004; Associção Brasileira de Educação Médica; Volume: 28; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/1981-5271v28.3-029
ISSN1981-5271
AutoresRita de Cassia Iorio, Augusta Thereza de Alvarenga, Ysao Yamamura,
Tópico(s)Empathy and Medical Education
ResumoResumo: Sendo o aluno de graduação em Medicina pertencente a uma sociedade que valoriza a prática médica tecnológica e especializada, que pode afastar o médico de uma visão humanizada do paciente, este trabalho objetivou caracterizar os discursos sobre formação e prática médica dos estudantes de Medicina que frequentaram cursos curriculares e extracurriculares de Acupuntura na Unifesp-EPM, assim como idenflficar visões desses alunos sobre o ensino de Acupuntura na graduação médica. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada entrevistando-se em profundidade 12 estudantes do curso de graduação em Medicina da Unifesp-EPM que tiveram aulas de Acupuntura na universidade, a partir de um roteiro temático. As entrevistas foram interpretadas com a técnica de análise de conteúdo, buscando desvelar unidades de significado que foram analisadas a partir de uma perspectiva socioantropológica da Medicina. Na visão dos alunos, Acupuntura e medicina convencional são uma só Medicina, com diferentes abordagens do paciente, sendo a visão holística do doente um pressuposto da medicina chinesa motivador para os nossos sujeitos procurarem e valorizarem o ensino de Acupuntura no currículo médico.
Referência(s)