Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O Programa Tutores e a Integração dos Calouros na FMUSP

2004; Associção Brasileira de Educação Médica; Volume: 28; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/1981-5271v28.3-027

ISSN

1981-5271

Autores

Patrícia Lacerda Bellodi,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Resumo: Em 2002, em seu segundo semestre de implantação, o Programa Tutores FMUSP participou ativamente da integração dos calouros à faculdade, e esse momento foi avaliado pela coordenação. Calouros e tutores receberam questionários com perguntas semelhantes, e suas percepções da experiência foram comparadas. Nesse primeiro encontro, a maioria dos tutores relatou que os calouros estabeleceram uma boa relação com a figura do tutor, e apenas uma minoria mostrou-se desmotivada e sem interesse. Houve também, segundo grande parte dos tutores, uma boa integração e relação entre os veteranos e os calouros; por meio de troca de experiências, apoio, conselhos; brincadeiras. Este primeiro encontro foi considerado bastante satisfatório ('excelente/bom') tanto para os tutores quanto para os calouros. Para os tutores e também, especialmente, para os calouros, a principal razão de insatisfação disse respeito a grupos com pequeno comparecimento e participação dos demais alunos veteranos. Os relatos mostraram claramente uma relação de mão dupla entre o Programa Tutores e a integração do calouro FMUSP. A Tutoria mostrou-se um ingrediente importante, ao ampliar a rede de suporte na instituição, e o calouro, por sua vez, um elemento que traz “vida nova” ao grupo, incrementando a motivação e a dinâmica grupal.

Referência(s)