
Cenas da inclusão: modelos e intervenções em experiências portuguesa e brasileira
2013; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira; Volume: 94; Issue: 236 Linguagem: Português
10.1590/s2176-66812013000100007
ISSN2176-6681
Autores Tópico(s)Disability Education and Employment
ResumoAnalisa modelos de inclusão e intervenções pedagógicas nos contextos brasileiro e português, assim como o seu impacto no desenvolvimento de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Para a realização da pesquisa, houve entrevistas com professores e consulta à legislação sobre educação especial. No Brasil, foi relatada a pesquisa Cognição em movimento, baseada nos pressupostos da avaliação interativa; em Portugal, o trabalho concentrou-se na região do Minho, dividindo-se nas temáticas Intervenção Precoce (IP), dificuldade de aprendizagem e Plano Individual de Transição (PIT). Observou-se um gap entre os modelos teóricos de inclusão e as intervenções adotadas, com variações em diferentes contextos, ainda que mantidos os princípios da política de inclusão. O acompanhamento do desenvolvimento dos alunos fez perceber uma indissociabilidade entre os sistemas microssociais e as condições macrossistêmicas.
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