Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

História em quadrinhos: uma alternativa para a divulgação científica e para o ensino de Astronomia

2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 8 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v9i8.6004

ISSN

2525-3409

Autores

Ranulfo da Silva Dias, Adhimar Flávio Oliveira,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Atualmente, existe uma deficiência nas divulgações científicas, com o advento de novas tecnologias de comunicação, a informação é divulgada de forma rápida, mas nem sempre correta. Com isso, neste trabalho formulamos um conjunto de histórias em quadrinhos com uma linguagem acessível para a divulgação de conceitos básicos de Física e Astronomia. Para a avaliação das histórias em quadrinhos, estes foram utilizados em um turma-piloto do ensino fundamental e médio. As histórias em quadrinhos se mostram ótimas ferramentas de ensino-aprendizagem principalmente para alunos do ensino médio, que relataram ter maior interesse em atividades lúdicas para o aprendizado.

Referência(s)
Altmetric
PlumX