
Funcionamento dos Dispositivos de Poder na Mídia e na Educação
2020; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português
10.46230/2674-8266-11-2913
ISSN2674-8266
AutoresKélvya Freitas Abreu, Orlando Silva de Oliveira, Maria Patrícia Lourenço Barros,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoO presente estudo visa refletir sobre a série enunciativa que vem moldando uma narrativa do caos em torno da educação brasileira ao longo dos anos. Em especial, tomamos como recorte temporal as materialidades proferidas na Grande Mídia e pela Mídia Alternativa após a posse do presidente Jair Bolsonaro (janeiro a maio de 2019). Assim sendo, através de uma pesquisa exploratória de base interpretativista, propomos analisar um conjunto de séries enunciativas e visualizar como um dispositivo ou vários dispositivos de poder atuam na materialidade discursiva em um dado tempo e espaço. Esse jogo discursivo foi vislumbrado à luz das categorizações propostas por Foucault (2006) e aprofundadas por Deleuze (1996) ao entender o funcionamento desse dispositivo (GREGOLIN, 2015, 2016). Como resultado, concluímos que a mídia perpetua narrativas de poder ao se associar ao discurso político, destinando espaço para certos dizeres.
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