
A criança conectada: os youtubers mirins e a promoção de modos de ser criança nas lógicas do consumo
2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Issue: 52 Linguagem: Português
10.19132/1807-8583202152.94351
ISSN1807-8583
AutoresMarcelo de Andrade, Gisela G. S. Castro,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoEste artigo busca refletir sobre os youtubers mirins e os modos de ser criança promovidos por tais personagens. Para isso, tomamos como ponto de análise o canal Crescendo com Luluca, disponível na plataforma do YouTube, para tecer considerações sobre a produção midiática de um tipo de subjetividade que estamos denominando como a criança conectada. Consideramos os youtubers como agentes que promovem certos modos de ser e estilos de vida pautados pelas lógicas do consumo. Nesta nossa análise empírica destacamos três fatores preponderantes nas produções da pequena Luluca: o uso de objetos como marcadores sociais; a tênue fronteira entre a vida privada e pública da youtuber; e o uso de uma linguagem informal e descontraída capaz de gerar proximidade entre a youtuber e seus espectadores-fãs
Referência(s)