
PRÁTICAS MULTILETRADAS NA FORMAÇÃO DE LEITORES NA INFÂNCIA
2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22478/ufpb.1983-9979.2019v14n2.48683
ISSN1983-9979
AutoresPaulo Henrique Machado, Maria de Lourdes Rossi Remenche,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoO presente estudo tem como objetivo analisar as práticas multiletradas mobilizadas por Livros Literários Infantis digitais interativos em formato de Aplicativos (LLIA) que contribuem para a formação do leitor literário na infância. Para tanto, delimitou-se como corpus de análise a obra “Wuwu & Co.: a magical picture book”, vencedora do BolognaRagazzi Digital Award (Feira do Livro Infantil de Bolonha, Itália) de 2016, na categoria ficção digital. Trata-se de pesquisa qualitativo-interpretativista, cujo arcabouço teórico-metodológico ancora-se na concepção dialógica da linguagem, elaborada pelo Círculo de Bakhtin, nos estudos dos multiletramentos e nas análises multimodais de livros digitais de literatura infantil. Verificou-se que a presença de múltiplas combinações multimodais/multissemióticas nos LLIA, aliada à agentividade do leitor e às potencialidades das tecnologias digitais, demanda maior interatividade, além de acionar modos diferenciados de leitura que contribuem para a produção de sentido.
Referência(s)