
A relação entre estilo de vida e a gestão das experiências do consumidor: um estudo de caso em um contexto varejista
2020; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Volume: 19; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5585/remark.v19i2.14811
ISSN2177-5184
AutoresAna Rita Catelan Callegaro, Fernanda Catelan Callegaro, Clécio Falcão Araújo,
Tópico(s)Consumer Behavior in Brand Consumption and Identification
ResumoObjetivo: Este artigo busca analisar a relação entre o estilo de vida dos consumidores e a gestão da experiência do consumidor.Método: Optou-se por uma abordagem multimétodo de pesquisa, através de um estudo de caso da marca Gang. A pesquisa foi composta por uma etapa qualitativa, onde foram realizadas entrevistas em profundidade, observação direta nas lojas físicas da marca e análise de documentos. Este estudo também se caracteriza por uma etapa quantitativa, através da aplicação de questionário on-line com os consumidores da marca e, por fim, uma etapa qualitativa com entrevistas em profundidade, também com consumidores da marca.Originalidade/Relevância: Este artigo destaca a relevância do alinhamento entre os conceitos de estilo de vida e experiência do consumidor, analisando os aspectos convergentes e divergentes presentes nesta relação.Resultados: Os resultados demonstram que o entendimento das experiências de consumo, através do estilo de vida dos consumidores pode ser considerada adequada para criar e sustentar a proposta de experiência de determinada marca.Contribuições teóricas/metodológicas: Considerando que há controvérsias na literatura sobre o método mais adequado para mensurar as experiências do cliente, este estudo contribuí por meio de uma abordagem multimétodo de pesquisa. Além disso, o tema vem sendo abordado na literatura apenas considerando a visão da empresa na gestão da experiência do cliente. Este estudo, por sua vez, considera a experiência do consumidor através de uma visão bilateral - o olhar da empresa e a percepção do consumidor.
Referência(s)