
Ídolos de uma decadência perversa
2020; Volume: 8; Issue: 17 Linguagem: Português
10.22484/2318-5694.2020v8n17p66-92
ISSN2318-5694
AutoresCláudio Rodrigues Coração, William David Vieira,
Tópico(s)Media and Communication Studies
ResumoNeste artigo, travamos um debate em torno do que definimos como decadência ou ontologia de uma perversidade midiática dentro da cultura pop, por meio da análise de quatro personagens (ou ícones). São eles: Norma Desmond (Crepúsculo dos Deuses, filme de 1950), Toni Roy Show (conto de João Antônio), BoJack Horseman (personagem da série homônima de 2014) e a cantora Lana Del Rey, com seu videoclipe Blue Velvet. Trabalhamos a ideia de que os personagens são exemplos de um mesmo sufocamento, que torna autômato e hermético um processo de fabricação e destruição de ícones midiáticos. Orquestramos metodologicamente tais questões por meio de três categorias analíticas (melodrama, frivolidade e semblante da melancolia), que nos levam a perceber o funcionamento dessa decadência, símbolo de operação do pop.
Referência(s)