PERCEPÇÕES DE ACADÊMICOS DE CURSOS DE LICENCIATURA SOBRE A FORMAÇÃO E OS PROBLEMAS DA PROFISSÃO DE PROFESSOR NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
2009; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
1806-9274
AutoresGildo Volpato, Édina Regina Baumer, Jéferson Luís de Azeredo, Lucas Dominguini,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoO objetivo da pesquisa foi compreender os motivos que levaram os alunos escolherem um curso de licenciatura e como avaliam sua formacao. Tambem compreender as percepcoes sobre a funcao do professor na sociedade atual e as perspectivas de futuro no âmbito dessa profissao. Foi uma construcao coletiva desenvolvida na disciplina “Teorias Contemporâneas sobre formacao de professores” no Mestrado em Educacao da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Criciuma, Santa Catarina. Foram entrevistados 05 alunos de Artes Visuais e 05 de Matematica. A entrevista foi do tipo semiestruturada e ocorreu no segundo semestre de 2008. O estudo demonstrou que a escolha do curso se deu pela identificacao com a area ou com a profissao docente ou por influencia familiar; a funcao do professor e de mediar conhecimento, desenvolver o pensamento critico, formar o cidadao. Ha criticas sobre o distanciamento entre a formacao e a realidade escolar e sonham em transformar a sociedade.
Referência(s)