Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

papel social da Universidade mediante integração ensino-serviço-comunidade no Brasil

2020; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 26; Linguagem: Português

10.26512/lc.v26.2020.31262

ISSN

1981-0431

Autores

Hengrid Graciely Nascimento Silva, Brena Costa de Oliveira, Luís Eduardo Soares dos Santos, Maísa de Lima Claro,

Tópico(s)

Youth, Drugs, and Violence

Resumo

Objetivo: caracterizar o papel social da Universidade mediante a integração ensino-serviço-comunidade em saúde no Brasil. Metodologia: Trata-se de uma revisão sistemática e de uma metassíntese realizadas mediante busca nas bases de dados LILACS, SciELO e MEDLINE. Resultados: foram identificados ao total 1224 estudos e, após a aplicação dos critérios de exclusão, 19 artigos foram analisados. Os achados apoiam que as práticas extramuros na área da saúde se mostram valorosas como aplicabilidade de práticas pedagógicas. Conclusão: o papel social da Universidade reflete nas práticas pedagógicas da integração ensino-serviço-comunidade e favorece a valorização dos usuários e do cuidado em saúde.

Referência(s)