
Realidade Aumentada Aplicada a Visualização Espacial de Conceitos Relacionados à Projeção Ortogonal
2020; Pontifícia Universidade Católica de Minas Geais; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5752/p.2316-9451.2020v8n1p03-19
ISSN2316-9451
AutoresEugenio Fossile Filho, Anderson Roges Teixeira Góes, Alex de Cassio Macedo, Heliza Colaço Góes,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoEste texto apresenta a avaliação de um material didático interativo, desenvolvido com a tecnologia Realidade Aumentada (RA), cujo objetivo é facilitar a visualização tridimensional de objetos e apoiar o ensino e aprendizado de conceitos de Projeções Cotadas. Na concepção do desenvolvimento do material didático, a tecnologia no ambiente escolar é considerada parte do processo de ensino e aprendizagem, não sendo tratada como complementar ao ensino como ainda presenciamos na educação brasileira. São apresentadas considerações sobre o desenvolvimento do material didático impresso e do aplicativo em RA, bem como, a avaliação de usabilidade e aceitação da tecnologia por estudantes egressos da disciplina que aborda conceitos de Projeções Cotadas no curso de bacharelado em Expressão Gráfica da Universidade Federal do Paraná. Para a avaliação da usabilidade e aceitação da RA, foram utilizados questionários nos quais os participantes expressaram suas impressões em relação à integração desta tecnologia como recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizagem. Os resultados mostram que os participantes avaliam positivamente o uso dessa tecnologia, apontando benefícios e demonstrando a viabilidade de aplicação do material desenvolvido em turmas regulares.
Referência(s)