
Aprendizagem baseada em problemas: uma abordagem no ensino superior na área da saúde
2020; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Português
10.47149/pemo.v2i1.3676
ISSN2675-519X
AutoresMariana Fiuza Gonçalves, Alberto Magno Gonçalves, Ilda Machado Fiuza Gonçalves,
Tópico(s)Problem and Project Based Learning
ResumoO ensino baseado na metodologia construtivista que o aluno busca o conhecimento e o professor o autodirige com auxílio de um problema é conhecido como aprendizagem baseada em problemas (ABP). Foi disseminado na década de 60 e atualmente é muito utilizado nos cursos da área da saúde, principalmente na Medicina. O ensino tradicional é alicerçado em aulas expositivas e centrado no professor, privilegiando a reprodução do conteúdo. Já a ABP caracteriza-se pelo ensino centrado no aluno, que assume a responsabilidade pelo seu processo de aprendizagem, sendo independente, estimulado e recompensado com base no problema a ser trabalhado em grupos tutorias. A ABP promove um estudo individual e coletivo dos assuntos levantados nos objetivos de aprendizado buscando embasamento científico, possibilita validar/invalidar hipóteses, preencher lacunas do conhecimento e formar profissionais com visão globalizada, devendo ser mais difundido como metodologia de ensino nos cursos de graduação e pós-graduação na área da saúde.
Referência(s)