
Correlação entre as Distancias dos Lances de uma Partida de Xadrez do Campeonato Mundial de 2016 e de uma Partida entre Deficientes Visuais
2019; Volume: 15; Issue: 1 Linguagem: Português
10.13037/ria.vol15n1.6981
ISSN2179-2518
AutoresLéo Pasqualini de Andrade, Alysson Ramos Artuso, Mateus das Neves Gomes, Valério Brusamolin,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEm uma partida de xadrez as percepcoes visuais de espaco com o tabuleiro e pecas sao utilizadas por jogadores para se observar, analisar, calcular, comparar e tomar decisoes de acordo com as suas estrategias. A ciencia hoje tem como paradigma o dominio do computador sobre o ser humano no jogo de xadrez. Neste contexto, sao examinados os lances oferecidos por um programa de computador especialista em xadrez como alternativa ao dos jogadores, descrevendo a influencia do computador sobre o jogo. A partida escolhida foi a ultima do mundial de 2016 entre Magnus Carlsen e Serguey Karjakin O objetivo deste artigo e examinar as correlacoes espaciais entre os lances dos jogadores e comparar com as de um programa especialista de xadrez. Os resultados obtidos foram tabulados em planilha eletronica e geradas estatisticas e graficos. Nos resultados sao discutidas as imprecisoes cometidas pelos jogadores quando aconteceram distâncias significativas entre os lances dos jogadores e os propostos pelo computador. Foi incluido no artigo uma partida entre deficientes visuais e usada a mesma metodologia de calculos para analise e comparacao com a previa partida. Na conclusao e discutido o paradigma da superioridade dos programas de computador especialistas em xadrez sobre os humanos.
Referência(s)