Artigo Produção Nacional

Correlação entre as Distancias dos Lances de uma Partida de Xadrez do Campeonato Mundial de 2016 e de uma Partida entre Deficientes Visuais

2019; Volume: 15; Issue: 1 Linguagem: Português

10.13037/ria.vol15n1.6981

ISSN

2179-2518

Autores

Léo Pasqualini de Andrade, Alysson Ramos Artuso, Mateus das Neves Gomes, Valério Brusamolin,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Em uma partida de xadrez as percepcoes visuais de espaco com o tabuleiro e pecas sao utilizadas por jogadores para se observar, analisar, calcular, comparar e tomar decisoes de acordo com as suas estrategias. A ciencia hoje tem como paradigma o dominio do computador sobre o ser humano no jogo de xadrez. Neste contexto, sao examinados os lances oferecidos por um programa de computador especialista em xadrez como alternativa ao dos jogadores, descrevendo a influencia do computador sobre o jogo. A partida escolhida foi a ultima do mundial de 2016 entre Magnus Carlsen e Serguey Karjakin O objetivo deste artigo e examinar as correlacoes espaciais entre os lances dos jogadores e comparar com as de um programa especialista de xadrez. Os resultados obtidos foram tabulados em planilha eletronica e geradas estatisticas e graficos. Nos resultados sao discutidas as imprecisoes cometidas pelos jogadores quando aconteceram distâncias significativas entre os lances dos jogadores e os propostos pelo computador. Foi incluido no artigo uma partida entre deficientes visuais e usada a mesma metodologia de calculos para analise e comparacao com a previa partida. Na conclusao e discutido o paradigma da superioridade dos programas de computador especialistas em xadrez sobre os humanos.

Referência(s)
Altmetric
PlumX