Artigo Acesso aberto Revisado por pares

O “boom” das plataformas digitais nas práticas de ensino: Uma experiência do E@D no ensino superior

2020; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português

10.24310/revpracticumrep.v5i1.9833

ISSN

2530-4550

Autores

Natália Lopes, Anabela Gomes,

Tópico(s)

Healthcare during COVID-19 Pandemic

Resumo

Com as escolas obrigadas a dar aulas à distância, as plataformas digitais passaram a ser mais utilizadas. Este artigo pretende explanar a importância e apertinência do Ensino à Distância (E@D), uma vez que o ensino presencial de momento não é viável devido à pandemia mundial existente. Apresentamos ainda um conjunto de plataformas educativas digitais que possam ajudar os professores a lecionar as suas aulas à distância e explicitamos a forma como algumas delas são utilizadas na unidade curricular de Metodologias da Investigação nas licenciaturas em Animação Cultural e Comunitária e Educação Básica na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. O modelo de trabalho educativo - combinação de atividades educativas online síncronas e assíncronas - que aqui é apresentado tem como pressuposto a utilização de várias plataformas digitais de videoconferência e colaboração. A experiência mostra que a ausência de interação direta com o professor não tem sido prejudicial ao processo de ensino e aprendizagem.

Referência(s)