
O consumo subcultural à luz da Teoria Cultural e da Filosofia da Diferença: a identidade e a identificação na esfera micro do gótico
2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 8 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v9i8.6357
ISSN2525-3409
Autores Tópico(s)Urban and sociocultural dynamics
ResumoDentro de uma sociedade de consumo acelerado muitos produtos são direcionados aos sujeitos sociais, no entanto, nem todos são adquiridos por eles. As relações de consumo não são isentas de atravessamentos que as modificam, direcionam ou redirecionam. Um desses atravessamentos é a identidade. O presente ensaio propõe uma reflexão em torno das dinâmicas culturais entre identidade e consumo a partir das perspectivas da Teoria Cultural, cujo principal nome é Stuart Hall, e da Filosofia da Diferença proposta pelos filósofos Deleuze e Guattari; entender como se se dão as interferências entre esses à nível subjetivo e, assim, contribuir para o debate acerca das possibilidades e formas de consumo no momento contemporâneo. A partir das interseções entre as teorias e sob a ótica da identificação e singularização, concluímos que ambas apontam para o consumo subcultural enquanto uma atividade híbrida que, mesmo sendo reintegrada ao rizoma sistematicamente, também configura um rompimento com o mesmo. Por fim, o consumo subcultural é um elemento essencial na dinâmica de subsistência de grupos culturais, como o caso da subcultura gótica, analisada neste ensaio.
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