
Quantitativo de matrículas e taxa de abandono escolar no Ensino Médio do Estado do Amapá (2015-2017), Brasil
2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 8 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v9i8.5964
ISSN2525-3409
AutoresMarivane de Fátima da Cruz Favacho, Amanda Alves Fecury, Rosilene Ilma Ribeiro de Freitas, Carla Viana Dendasck, Maria Helena Mendonça de Araújo, Keulle Oliveira da Souza, Iracely Rodrigues da Silva, Elisângela Cláudia de Medeiros Moreira, Jones Souza Moraes, Euzébio de Oliveira, Cláudio Alberto Gellis de Mattos Dias,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoA educação é um direito social e dever do Estado, devendo ser obrigatória e gratuita durante toda a Educação Básica (EB). Em vista de efetivar esse direito, o Estado estabeleceu a meta para garantir a progressiva universalização do acesso à educação, no entanto, a evasão escolar ainda é um dos grandes gargalos da educação no Brasil. Diante desse contexto, o presente artigo buscou demonstrar a quantidade de matrículas e a taxa de abandono escolar no Ensino Médio do Estado do Amapá, entre 2015 e 2017, a partir de buscas realizadas no banco de dados do INEP, bem como pesquisa bibliográfica e documental. Esses dados apresentam a soma de discentes matriculados no Ensino Médio (EM), Ensino Médio Técnico Integrado (EMTI) e Estudantes Incluídos; e também, demonstram a porcentagem de discentes que abandonaram a escola, no período estudado. As informações analisadas expressam uma redução ano a ano na taxa de matriculados e na porcentagem de abandono escolar. Esse comportamento pode ser explicado pelo fato de a escola pública registrar os maiores índices de abandono e uma das maiores taxas de reprovação. No entanto, esses dados são conflitantes, pois não avaliam a existência de evasão escolar e reprovação por fatores intra e extraescolares, percentuais que interferem no número de concluintes de uma série para outra no ensino médio.
Referência(s)