
Caracterização do consumidor de carne de frango e de ovos de aves de granja pela população do município de Olho d’Água/PB, Brasil
2020; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS; Volume: 5; Issue: 3 Linguagem: Português
10.17648/diversitas-journal-v5i3-1053
ISSN2525-5215
AutoresRosa Maria dos Santos Pessoa, Dinah Correia da Cunha Castro Costa, Anderson Antônio Ferreira da Silva, Cleyton de Almeida Araújo, Glayciane Costa Góis,
Tópico(s)Agricultural and Food Sciences
ResumoO conhecimento do perfil dos consumidores permite orientar o trabalho de produção e direcionar o processo de comercialização. Objetivou-se avaliar as características dos consumidores de carne de frango e ovos de aves de granja na cidade de Olho d’Água - Paraíba. Foram aplicados 93 questionários semi-estruturados, durante os meses de agosto a novembro de 2019. Dos entrevistados, 58% indivíduos eram do sexo feminino e 42% do sexo masculino, com idade variando entre dezoito e mais de sessenta anos e ensino fundamental incompleto (42,22%). O rendimento familiar apontado foi de menos de um salário mínimo (54%). A preferência pela carne bovina é predominante (44%). A maioria dos entrevistados (94%) afirmaram consumir carne de frango, apesar de 91% destes acreditarem que esta contém hormônios. O consumo da carne de frango ocorre quinzenalmente (34%). A preferência é pela compra dos cortes cárneos prontos (51%). Em relação ao consumo de produtos cárneos elaborados a partir da carne de frango, observa-se a predominância no consumo da linguiça (33,30%). Os consumidores no momento da compra levam em consideração o preço (40%) e a higiene do local (20%). A maioria dos entrevistados (57%) consomem ovos diariamente (48%), com preferência pelos ovos da casca branca (72%). O motivo principal citado pelos 43% dos entrevistados que alegaram não consumir ovo por causa do colesterol (55%). Avaliando os fatores que influenciam na hora da compra, 39% dos entrevistados, responderam que o preço exerce maior influência na compra, seguido pela cor da casca (25%) e o tamanho do ovo (20%).
Referência(s)