Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Teoria do texto e teoria do ensino: notas para um concerto interdisciplinar

2020; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Volume: 36; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/1678-460x2020360210

ISSN

1678-460X

Autores

Sandoval Nonato,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

RESUMO Este texto propõe articular dois conjuntos de aportes teóricos para a compreensão de um episódio de interação em uma turma de 1o. Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de São Paulo (Brasil): por um lado, uma teoria linguística - especialmente aquela desenvolvida no campo dos estudos do texto - e, por outro lado, uma teoria didática - especialmente aquela desenvolvida no campo das didáticas disciplinares. O exercício de confronto proposto permite, por hipótese, recolocar o problema das relações fronteiriças entre o linguístico e o didático no empreendimento de descrição e análise da interação em sala de aula.

Referência(s)