Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Reparos na leitura em voz alta como pistas de consciência sociolinguística

2020; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Volume: 36; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/1678-460x2020360206

ISSN

1678-460X

Autores

Raquel Meister Ko. Freitag,

Tópico(s)

Multilingual Education and Policy

Resumo

RESUMO As pistas indiretas de processamento linguístico podem contribuir para a aferição da consciência sociolinguística de um fenômeno variável, tais como os reparos em uma situação de leitura em voz alta, em situação socialmente monitorada, tal como na universidade. Com base nesta premissa, controlamos a taxa de conservação do segmento em cinco processos fonológicos variáveis do português brasileiro e a taxa de reparo em caso de não realização, na leitura em voz alta de um texto por 50 universitários. Os resultados apontam para diferenças entre os processos relacionadas ao tipo de condicionamento de conservação do segmento (valor morfêmico e não morfêmico) e diferença de taxa entre a não realização e o reparo, que constituem pistas para a saliência sociolinguística.

Referência(s)