
O ensino da capoeira: aspectos motivacionais que estimulam adesão à modalidade no município de Crato, Estado do Ceará, Brasil
2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 8 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v9i8.6390
ISSN2525-3409
AutoresJosé Cícero Cabral de Lima Júnior, João Márcio Fialho Sampaio, Keila Teixeira da Silva, Rauan Macêdo Gonçalves, Samara Mendes de Sousa, Lázaro Ranieri de Macêdo, Daniel Fernandes Pereira, Ygor Teixeira, Beatriz Gonçalves de Lira, João Marcos Pereira de Castro, Paulo Rogério Barbosa do Nascimento,
Tópico(s)Physical Education and Gymnastics
ResumoA pesquisa objetiva analisar os aspectos motivacionais que influenciam a prática da capoeira no município de Crato-CE. Trata-se de uma pesquisa de levantamento, com abordagem quantitativa e nível exploratório realizada no período de janeiro a julho de 2017, com integrantes de 09 grupos de capoeira do município de Crato-CE. Participaram da pesquisa 65 capoeiristas com faixa etária entre 15 e 36 anos, dos quais 49 são do sexo masculino e 16 do sexo feminino. Para coleta de dados utilizou-se a Escala de Motivos para Prática Esportiva (EMPE). Constatou-se que a dimensão de motivação saúde obteve maiores médias e destaque entre os investigados, seguido de técnica, afiliação, condicionamento físico e em menor expressividade, energia, contexto e status. Conclui-se que, a motivação de maior influência para a prática da capoeira consistiu no aspecto saúde, sendo esta motivação de grande relevância para melhora da qualidade de vida dos capoeiristas, haja vista que a capoeira poderá auxiliar na melhora física, mental, cognitiva e emocional de seus praticantes.
Referência(s)