Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Motivação para leitura e variáveis sociodemográficas como preditoras da procrastinação acadêmica

2020; Facultad de Derecho (Universidad de la República); Volume: 10; Issue: 1 Linguagem: Português

10.26864/pcs.v10.n1.7

ISSN

1688-7026

Autores

Paulo Gregório Nascimento da Silva, Mayara de Oliveira Silva Machado, Ricardo Neves Couto, Lays Brunnyeli Santos de Oliveira, Patrícia Nunes da Fonsêca,

Tópico(s)

Perfectionism, Procrastination, Anxiety Studies

Resumo

O comportamento procrastinador pode causar sérios prejuízos educacionais. Relacionando-se com a motivação acadêmica, especialmente com a leitura, habilidade fundamental para o sucesso escolar. Desse modo, objetivou-se conhecer o poder preditivo da motivação para leitura e variáveis sociodemográficas (sexo, idade, autopercepção como estudante, categoria da instituição) na explicação da procrastinação acadêmica. Participaram 429 universitários de João Pessoa-PB (57,6%) e Petrolina-PE (42,4%), com idade média de 23,11 anos ( DP = 6,12), sendo 63,9% mulheres e 76,6% de instituições públicas. Responderam a Tuckman Procrastination Scale , Escala de motivação para leitura e questões sociodemográficas. A regressão hierárquica demonstrou que sexo e idade não influenciaram a procrastinação, contudo observou-se que a autopercepção e a categoria das instituições, além das motivações controlada e intrínseca apresentam-se como variáveis explicadoras. Conclui-se que, a partir dos resultados, os profissionais da educação poderiam promover melhorias na autopercepção acadêmica e desestimular a motivação controlada visando diminuir a procrastinação acadêmica.

Referência(s)