
Motivação para leitura e variáveis sociodemográficas como preditoras da procrastinação acadêmica
2020; Facultad de Derecho (Universidad de la República); Volume: 10; Issue: 1 Linguagem: Português
10.26864/pcs.v10.n1.7
ISSN1688-7026
AutoresPaulo Gregório Nascimento da Silva, Mayara de Oliveira Silva Machado, Ricardo Neves Couto, Lays Brunnyeli Santos de Oliveira, Patrícia Nunes da Fonsêca,
Tópico(s)Perfectionism, Procrastination, Anxiety Studies
ResumoO comportamento procrastinador pode causar sérios prejuízos educacionais. Relacionando-se com a motivação acadêmica, especialmente com a leitura, habilidade fundamental para o sucesso escolar. Desse modo, objetivou-se conhecer o poder preditivo da motivação para leitura e variáveis sociodemográficas (sexo, idade, autopercepção como estudante, categoria da instituição) na explicação da procrastinação acadêmica. Participaram 429 universitários de João Pessoa-PB (57,6%) e Petrolina-PE (42,4%), com idade média de 23,11 anos ( DP = 6,12), sendo 63,9% mulheres e 76,6% de instituições públicas. Responderam a Tuckman Procrastination Scale , Escala de motivação para leitura e questões sociodemográficas. A regressão hierárquica demonstrou que sexo e idade não influenciaram a procrastinação, contudo observou-se que a autopercepção e a categoria das instituições, além das motivações controlada e intrínseca apresentam-se como variáveis explicadoras. Conclui-se que, a partir dos resultados, os profissionais da educação poderiam promover melhorias na autopercepção acadêmica e desestimular a motivação controlada visando diminuir a procrastinação acadêmica.
Referência(s)