
Mercado de afetos no Japão: um estudo sobre Gatebox e o convívio amoroso com personagens
2020; ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING; Volume: 17; Issue: 49 Linguagem: Português
10.18568/cmc.v17i49.2152
ISSN1983-7070
AutoresBeatriz Yumi Aoki, Christine Greiner,
Tópico(s)Asian Culture and Media Studies
ResumoEste artigo tem como objetivo refletir sobre uma tendência recente de mercado cuja oferta de produtos busca estimular relações afetivas. O exemplo analisado é o Gatebox, que proporciona ao consumidor a experiência de morar com sua personagem favorita. Há novas formas de consumo e interação que emergem deste contexto, especialmente em países onde as companhias virtuais já são consideravalmente difundidas, como é o caso do Japão. A fundamentação teórica reúne autores como Takeyama (2005); Kurotani (2014); Illouz (2011); Giard (2016); Azuma (2009); Barral (2000); e a pesquisa do filósofo Brian Massumi (2015), sobretudo no âmbito da filosofia e economia. A metodologia de pesquisa parte de uma ampla revisão bibliográfica reunindo autores japoneses e ocidentais, desdobrando-se em pesquisas de campo no Japão, realizadas pelas autoras nos últimos cinco anos, incluindo visita a centros de pesquisa, laboratórios, sex-shops e feiras. O resultado é um panorama preliminar do estado da arte do fenômeno Gatebox e da cultura otaku no Japão e um levantamento de questões que analisam as relações afetivas transdimensionais entre seres humanos e personagens, assim como, o impacto crescente destas relações em redes específicas de consumo no Japão e em países ocidentais.
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