
Música, afeto e política dos corpos no New Queer Cinema de Karim Aïnouz
2020; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 14; Issue: 27 Linguagem: Português
10.11606/issn.1982-677x.rum.2020.159605
ISSN1982-677X
AutoresGuilherme Maia, Everaldo Asevedo,
Tópico(s)Cinema and Media Studies
ResumoUtilizando o conceito de valor acrescentado, tal como proposto por Michel Chion, e estudos recentes sobre o uso de música nos filmes como mediadores teórico-metodológicos, este artigo analisa os projetos musicais de dois longas-metragens protagonizados por personagens gays dirigidos por Karim Aïnouz: Madame Satã (2002) e Praia do Futuro (2014). O processo analítico nos conduziu à conclusão de que nas duas obras a música, especialmente a canção popular, opera aderida aos encontros e desencontros amorosos dos protagonistas, e presta reverência aos ideais de representação de personagens homossexuais defendidos pelo New Queer Cinema.
Referência(s)