
PERCURSO POLÍTICO-PEDAGÓGICO PARA O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE UMA AÇÃO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL VIVENCIADA EM UM AMBIENTE ESCOLAR
2020; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português
10.33053/cataventos.v12i1.186
ISSN2176-4867
AutoresLuiz Eduardo de Almeida, Ana Beatriz Ambrósio de Oliveira, Ana Carolina Souza Andrade, Ana Karolina Peters, Ana Luisa Rocha Floriano, Ana Paula Massote Pestana, Caroline Casali Bomtempo,
Tópico(s)Health Education and Validation
ResumoTrata-se de um relato de experiência, que descreve, sob estratégia narrativo-argumentativa, as significâncias político-pedagógicas atreladas ao planejamento estratégico de ações de educação em saúde bucal vivenciadas em um ambiente escolar e experimentadas por acadêmicos estagiários de um Curso de Odontologia. Após análise detalhada, algumas inferências se destacaram: o reconhecimento do ambiente escolar como território fértil para o desenvolvimento de ações promotoras de saúde; a efetividade do instrumento “TPC” (Teorizar-Praticar-Criticar) no direcionamento dos acadêmicos estagiários no planejamento estratégico de atividades de educação em saúde bucal; a importância de se disseminar, em espaços científicos, os aprendizados advindos de experimentações práticas. De tudo, pode-se afirmar que os estágios acadêmicos supervisionados são abordagens extramuros que extrapolam qualquer grau de importância, na verdade, vivenciá-los é fundamental para se prover uma formação acadêmica contextualizada e, principalmente, humanizada.
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