
Percepções de estudantes do Ensino Médio das redes pública e privada sobre atividades remotas ofertadas em tempos de pandemia do coronavírus
2020; INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE; Volume: 18; Linguagem: Português
10.15536/thema.v18.especial.2020.136-155.1837
ISSN2177-2894
AutoresMônica Strege Médici, Everson Rodrigo Tatto, Marcelo Franco Leão,
Tópico(s)Evasion and Academic Success Factors
ResumoA pandemia do coronavírus afetou diversas questões do comportamento humano, tais como: a convivência social, o bem viver com saúde, a economia, a educação, entre outros. Este estudo teve como objetivo investigar as percepções de estudantes mato-grossenses do Ensino Médio de diferentes redes de ensino sobre os desafios enfrentados no decorrer do ensino remoto que estão recebendo nesse período diferenciado. A pesquisa se caracteriza como descritiva e exploratória, realizada em 2020, e envolveu um total de 118 estudantes de escolas pública e privada do município de Querência/MT. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um formulário eletrônico, contendo 08 questões fechadas. Os resultados indicam que as condições de acesso e aprendizagem não são as mesmas e que o ensino remoto é diferentemente avaliado por estudantes dessas duas redes de ensino. Logo, as medidas que estão sendo implementadas no período da pandemia poderão aprofundar o quadro de exclusão e segregação de parte significativa dos estudantes, a exemplo das desigualdades de condições de estudo e desenvolvimento humano, como sempre existiu.
Referência(s)