Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A educação problematizadora de Paulo Freire no processo de ensino-aprendizagem com as novas tecnologias

2020; Brazilian Journal of Development; Volume: 6; Issue: 7 Linguagem: Português

10.34117/bjdv6n7-171

ISSN

2525-8761

Autores

Laís Francine Weyh, Cátia Maria Nehring, Cênio Back Weyh,

Tópico(s)

Education during COVID-19 pandemic

Resumo

O presente artigo possui como tema de estudo “Paulo Freire e metodologias ativas na Educacao a Distância”. A pesquisa objetivou compreender de que forma a teoria e o metodo de Paulo Freire podem beneficiar o processo de ensino-aprendizagem em cursos de educacao a distância. Quanto as caracteristicas, a investigacao apresenta-se como bibliografica de carater exploratorio, descritivo e explicativo. Acredita-se que o ensino nos ambientes virtuais de aprendizagem necessita repousar-se na concepcao de educacao problematizadora, que oposta a bancaria, reconhece os discentes e docentes como construtores de conhecimento mediados pelo mundo. Desse modo, o dialogo, a participacao e interacao continua sao palavras-chave no desvelamento da realidade social e apreensao dos conteudos, que interligando teoria e pratica tornam o aprender significativo. Alem disso, as novas tecnologias de informacao e comunicacao contribuem positivamente para a pratica pedagogica, flexibilizando todo o processo e desenvolvendo progressivamente a autonomia do estudante.

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