
A educação problematizadora de Paulo Freire no processo de ensino-aprendizagem com as novas tecnologias
2020; Brazilian Journal of Development; Volume: 6; Issue: 7 Linguagem: Português
10.34117/bjdv6n7-171
ISSN2525-8761
AutoresLaís Francine Weyh, Cátia Maria Nehring, Cênio Back Weyh,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoO presente artigo possui como tema de estudo “Paulo Freire e metodologias ativas na Educacao a Distância”. A pesquisa objetivou compreender de que forma a teoria e o metodo de Paulo Freire podem beneficiar o processo de ensino-aprendizagem em cursos de educacao a distância. Quanto as caracteristicas, a investigacao apresenta-se como bibliografica de carater exploratorio, descritivo e explicativo. Acredita-se que o ensino nos ambientes virtuais de aprendizagem necessita repousar-se na concepcao de educacao problematizadora, que oposta a bancaria, reconhece os discentes e docentes como construtores de conhecimento mediados pelo mundo. Desse modo, o dialogo, a participacao e interacao continua sao palavras-chave no desvelamento da realidade social e apreensao dos conteudos, que interligando teoria e pratica tornam o aprender significativo. Alem disso, as novas tecnologias de informacao e comunicacao contribuem positivamente para a pratica pedagogica, flexibilizando todo o processo e desenvolvendo progressivamente a autonomia do estudante.
Referência(s)