
Heitor Villa-Lobos e a “Embaixada Artística Brasileira” na Argentina (1940)
2020; Programa de Pós-graduação em Música (USP); Volume: 20; Issue: 1 Linguagem: Português
10.11606/rm.v20i1.169940
ISSN2238-7625
Autores Tópico(s)Sociology and Education in Brazil
ResumoEste artigo tem como objetivo analisar a presença da “Embaixada Artística Brasileira” liderada por Heitor Villa-Lobos em Buenos Aires nos anos de 1940. Pretende-se demonstrar os diversos significados históricos atribuídos ao evento por meio da análise historiográfica dos periódicos produzidos no Brasil e na Argentina em relação à diplomacia cultural do Estado Novo (1937-1940). O texto tem como objetivo redimensionar o papel do compositor e de sua música para a política externa brasileira, valorizando o diálogo entre as fontes periódicas e aquelas referentes à produção musical de Villa-Lobos apresentada nos concertos na capital Argentina. A análise crítica das fontes fez emergir sobre a música de Villa-Lobos um conjunto de significados históricos que externaliza o papel de suas narrativas musicais para a política do Estado Novo no contexto da Segunda Guerra Mundial e do Pan-americanismo.
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