Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

CULTURA DIGITAL E ENSINO DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA

2020; Fundação Carlos Chagas; Volume: 50; Issue: 176 Linguagem: Português

10.1590/198053147126

ISSN

1980-5314

Autores

Emanuel do Rosário Santos Nonato,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Resumo A cultura digital no ensino médio problematiza o modo como se dá a prática pedagógica e, no caso do ensino de literatura, a fruição e a interpretação das obras de arte literária no ambiente escolar. Este estudo dimensiona a percepção dos docentes da rede pública estadual da Bahia sobre o diálogo da cultura digital, mediante seus artefatos, com o fazer pedagógico na docência de literatura no ensino médio através de um survey aplicado a 802 docentes da rede estadual de ensino da Bahia que declararam ensinar literatura no ensino médio. O conjunto dos dados demonstra a inserção das tecnologias digitais na prática pedagógica dos professores de Literatura, com a consequente inserção da escola no modo de ser e de fazer mediado pelas tecnologias digitais.

Referência(s)