Presença de Carlos Gomes na imprensa carioca em seu período de formação, 1859-1863
2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; Volume: 33; Issue: 1 Linguagem: Português
10.47146/rbm.v33i1.33783
ISSN0103-7595
AutoresMarcos Virmond, Lenita Waldige Mendes Nogueira,
Tópico(s)Literature, Culture, and Criticism
ResumoA imprensa do Rio de Janeiro acompanhou Antonio Carlos Gomes durante os anos 1859-1863, deixando uma clara impressão do seu significado como compositor. Propomos um estudo documental utilizando a base de dados memória bn da Biblioteca Nacional para identificar essa percepção. Percebe-se a distinção de sua visibilidade enquanto músico antes e depois de A noite do castello. Ao contrário do que sugere sua biografia, Gomes não destacou-se nos primeiros anos no Rio, constatando-se uma proeminência de Henrique Alves de Mesquita. Esse quadro se altera com A noite do castello e se firma com Joanna de Flandres, mas não há tempo suficiente para que os efeitos de sua segunda ópera modifiquem a percepção da figura de Gomes através dos periódicos, uma vez que logo se retira para seus estudos em Milão.
Referência(s)