Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Roberto Carlos como mediador cultural

2020; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 32; Issue: 2 Linguagem: Português

10.11606/0103-2070.ts.2020.168418

ISSN

1809-4554

Autores

Marcelo Garson,

Tópico(s)

Radio, Podcasts, and Digital Media

Resumo

Os anos 1960 experimentaram profundas modificações nas hierarquias de poder da música popular brasileira. Entre as causas para esse fenômeno, duas nos interessam em particular: a perda de centralidade do rádio, que cede terreno à televisão, além da construção de um nicho de música jovem, decorrente do fenômeno da Jovem Guarda. Este artigo tem por objetivo estudar a trajetória de Roberto Carlos nesse período, tomando-o como um mediador cultural, agente de trânsito e intersecção que conformou e adaptou os signos do rádio à televisão e, ao mesmo tempo, conseguiu se afirmar como ídolo das massas, mas também da juventude.

Referência(s)