Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Eficiência relativa da tecnologia da informação no desempenho organizacional dos institutos federais de educação

2020; Associação Nacional de Política e Administração da Educação; Volume: 36; Issue: 2 Linguagem: Português

10.21573/vol36n22020.101223

ISSN

2447-4193

Autores

Stenio Wagner Pereira de Queiroz, Érico Veras Marques, Jocildo Figueiredo Correia Neto,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

O presente trabalho realizou uma pesquisa sobre o impacto da TI nos desempenhos administrativo e acadêmico de 31 Institutos Federais de Educação (IFs) entre 2012 e 2014. A técnica usada foi a análise envoltória de dados, adotando os gastos com TI e o nível de governança de TI como inputs e os desempenhos organizacional, administrativo e acadêmico como outputs. Os resultados mostraram que, em 2012, 56,67% dos IFs pesquisadas conseguiram alcançar um patamar de máxima eficiência, enquanto que, em 2014, ficou em torno de 60%. Os achados não são capazes de negar o paradoxo da produtividade.

Referência(s)