Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Implicações do Ambiente Físico de Aprendizagem na Formação de Mestres Profissionais em Administração

2020; Associação Nacional de Política e Administração da Educação; Volume: 36; Issue: 2 Linguagem: Português

10.21573/vol36n22020.99546

ISSN

2447-4193

Autores

Mary Dayane Souza Silva,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O pensamento acadêmico contemporâneo sugere que o professor não pode limitar-se apenas a dar aulas. É necessário também que crie um ambiente de aprendizagem no qual o aluno seja levado a compartilhar conhecimento em sala de forma aberta, fluida e espontânea, acompanhado por igual crescimento de sua compreensão como elemento ativo-participativo no aprendizado construído a partir desse ambiente. A presente pesquisa objetivou compreender as implicações do ambiente físico de aprendizagem na formação de mestres profissionais de administração. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e foram analisados qualitativamente. Os resultados indicam que a disposição do mobiliário de forma circular em sala de aula, articulada a partir da organização mobiliar formalmente estabelecida, constitui um ambiente eficazmente dinâmico de aprendizagem em que há um nítido desenvolvimento da interação de forma mais ativa e participativa dos alunos a partir desse tipo de formação no encadeamento da condução da aula, oportunizando a gestão de espaços de ensino benéficos a aprendizagem.

Referência(s)