Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Paulo Silva sobre Carlos Gomes: notas sobre o ensino de contraponto nos séculos XIX e XX

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; Volume: 33; Issue: 1 Linguagem: Português

10.47146/rbm.v33i1.37017

ISSN

0103-7595

Autores

Roberto Gondo Macedo,

Tópico(s)

Musicology and Musical Analysis

Resumo

Em 1936 era publicada uma edição da Revista Brasileira de Música comemorativa do centenário de nascimento de Antônio Carlos Gomes (1836-1896). Neste volume, um interessante artigo de Paulo Silva tratava dos estudos de contraponto e fuga do autor de Il guarany. Silva, professor de contraponto e fuga do então Instituto Nacional de Música, selecionou exemplos de exercícios de Gomes realizados na Itália sob a orientação de Lauro Rossi, professor e diretor do Conservatório de Milão. Em muitos desses exemplos, são apontados erros ou deslizes que Silva atribui, pelo menos em parte, às deficiências do método de ensino de Rossi. O presente trabalho busca encontrar as motivações, estéticas e ideológicas, subjacentes aos comentários presentes em seu artigo. A figura do partimento e seus desdobramentos na formação contrapontística de Gomes foram o ponto de partida para a discussão sobre o ensino do contraponto na Europa e no Brasil no século XIX e primeira metade do XX. A isso soma-se uma menção ao ambiente musical brasileiro à época em que o artigo de Silva foi publicado.

Referência(s)
Altmetric
PlumX