Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O Ensino de Anatomia Humana em Escolas Públicas de Sergipe como Projeto de Extensão Universitária

2020; Brazilian Journal of Development; Volume: 6; Issue: 7 Linguagem: Português

10.34117/bjdv6n7-284

ISSN

2525-8761

Autores

Renan Santos Cavalcanti, Larissa Maria Cardoso Lima Rodrigues, Ullany Maria Lima Amorim Coelho de Albuquerque, Jadson Nascimento, Marcos Torres de Brito Filho, Mayara Francys Santos Santana, Adrielle de Farias Argolo, Diogo Costa Garção,

Tópico(s)

Physical Education and Gymnastics

Resumo

O estudo do corpo humano reforca autoconhecimento, manutencao da saude e rompimento de medos e tabus sociais. Diante da deficiencia estrutural da educacao publica, acoes educativas suplementares para o ensino da anatomia sao essenciais. O Projeto Conhecer-se realiza acoes que visam disseminar conhecimentos basicos de anatomia humana para alunos do ensino fundamental e medio (AEFM) de escolas publicas, por meio da exposicao de pecas anatomicas e atividades ludicas. Objetivou-se avaliar a percepcao discente sobre conhecimento anatomico na rede publica de ensino fundamental e medio de Sergipe. Foram assistidas 8 escolas e 400 AEFM. Grupos de 10 alunos revezavam-se em cinco atividades: Desvendando o cerebro, Exposicao de pecas anatomicas humanas, Viagem pelo tubo digestorio, Jogo da memoria do Corpo humano e Anatomia do movimento. Avaliou-se a percepcao discente sobre o conhecimento anatomico, antes e apos as acoes, com testes objetivos. Registrou-se o desempenho individual em escala de 0 a 100; a analise estatistica foi realizada com o teste t–student, considerando significância quando p<0,05. Houve aumento estatisticamente significativo do desempenho dos escolares (p<0,001) no pos-teste (61,23) em relacao ao pre-teste (40,79). Os resultados sugerem que acoes ludico-educativas sao capazes de consolidar conhecimentos anatomicos entre AEFM de escolas publicas sergipanas.

Referência(s)
Altmetric
PlumX