
AS CIÊNCIAS HUMANAS, A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A REFORMA DO ENSINO MÉDIO: DISPUTAS EPISTEMOLÓGICAS EM TEMPOS DE ULTRACONSERVADORISMO
2020; Volume: 22; Linguagem: Português
10.22196/rp.v22i0.3887
ISSN1984-1566
Autores Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoA abordagem se concentrará, especialmente, nas proposições da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os seus efeitos nos componentes curriculares voltados à área epistemológica das Ciências Humanas. Além disso, há de se destacar a emergência do debate sobre a Reforma do Ensino Médio, que poderá trazer efeitos nefastos para as disciplinas de História e de Geografia, sobretudo. Ainda em tal contexto, o movimento Escola sem Partido (ESP) vem angariando simpatizantes em várias partes do país, tendo como mote a criminalização do trabalho docente, o combate à liberdade de cátedra e uma censura deliberada aos componentes curriculares de teor mais crítico e reflexivo.
Referência(s)