Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

AS CIÊNCIAS HUMANAS, A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A REFORMA DO ENSINO MÉDIO: DISPUTAS EPISTEMOLÓGICAS EM TEMPOS DE ULTRACONSERVADORISMO

2020; Volume: 22; Linguagem: Português

10.22196/rp.v22i0.3887

ISSN

1984-1566

Autores

Jéferson Silveira Dantas,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

A abordagem se concentrará, especialmente, nas proposições da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os seus efeitos nos componentes curriculares voltados à área epistemológica das Ciências Humanas. Além disso, há de se destacar a emergência do debate sobre a Reforma do Ensino Médio, que poderá trazer efeitos nefastos para as disciplinas de História e de Geografia, sobretudo. Ainda em tal contexto, o movimento Escola sem Partido (ESP) vem angariando simpatizantes em várias partes do país, tendo como mote a criminalização do trabalho docente, o combate à liberdade de cátedra e uma censura deliberada aos componentes curriculares de teor mais crítico e reflexivo.

Referência(s)