
DIALÉTICA DOS DESAFIOS PRÁTICOS DA EDUCAÇÃO: UMA INCURSÃO PELO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO DE BOM JARDIM – MA
2020; Brazilian Journal of Development; Volume: 6; Issue: 7 Linguagem: Português
10.34117/bjdv6n7-791
ISSN2525-8761
AutoresAltemar Lima de Sousa, Emídia Ferreira Alves Pereira, Deys Araújo Santana,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoO presente artigo trata da análise dos desafios práticos da educação, tendo como locus a realidade do funcionamento do sistema público de ensino do município de Bom Jardim no Estado do Maranhão, o qual é composto por 108 (cento e oito) unidades de ensino, das quais apenas, 09 (nove) estão localizadas no setor urbano e 99 (noventa e nove) no setor rural, sendo que desse total, 71 (setenta e uma) unidades de ensino são multisseriadas.Para tentar compreender tal realidade foi necessário a realização de pesquisa bibliográfica, visando refletir sobre os fundamentos próprios da educação, a função social da escola, a complexidade da escola da cidade e do campo, a relevância do papel social do educador e do conhecimento para a transformação social, a necessidade da articulação entre escola e comunidade, além de apontar sugestões objetivas para as questões urgentes observadas no sistema público municipal de ensino.
Referência(s)