Artigo Acesso aberto Produção Nacional

DIALÉTICA DOS DESAFIOS PRÁTICOS DA EDUCAÇÃO: UMA INCURSÃO PELO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO DE BOM JARDIM – MA

2020; Brazilian Journal of Development; Volume: 6; Issue: 7 Linguagem: Português

10.34117/bjdv6n7-791

ISSN

2525-8761

Autores

Altemar Lima de Sousa, Emídia Ferreira Alves Pereira, Deys Araújo Santana,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

O presente artigo trata da análise dos desafios práticos da educação, tendo como locus a realidade do funcionamento do sistema público de ensino do município de Bom Jardim no Estado do Maranhão, o qual é composto por 108 (cento e oito) unidades de ensino, das quais apenas, 09 (nove) estão localizadas no setor urbano e 99 (noventa e nove) no setor rural, sendo que desse total, 71 (setenta e uma) unidades de ensino são multisseriadas.Para tentar compreender tal realidade foi necessário a realização de pesquisa bibliográfica, visando refletir sobre os fundamentos próprios da educação, a função social da escola, a complexidade da escola da cidade e do campo, a relevância do papel social do educador e do conhecimento para a transformação social, a necessidade da articulação entre escola e comunidade, além de apontar sugestões objetivas para as questões urgentes observadas no sistema público municipal de ensino.

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