Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Feira de alimentos orgânicos em Manaus-AM: Uma percepção ambiental dos seus atores sociais

2020; Brazilian Journal of Development; Volume: 6; Issue: 7 Linguagem: Português

10.34117/bjdv6n7-403

ISSN

2525-8761

Autores

Rafael de Lima Erazo, Sarah Caroline Ferreira das Chagas Costa,

Tópico(s)

Agricultural and Food Sciences

Resumo

As feiras orgânicas sao caracterizadas pela presenca de produtores certificados, que comercializam produtos in natura e processados no proprio estabelecimento ou de terceiros tambem certificados, seguindo as normas da Lei 10.831/2003. Com isso, buscamos nessa pesquisa caracterizar uma feira de alimentos orgânicos em Manaus-AM, assim como os principais atores sociais que constituem esse sistema. A feira funciona aos sabados, fica localizada no bairro de Adrianopolis, Manaus (AM). Por ser um local de comercializacao exclusiva de alimentos orgânicos, essa feira em Manaus constituiu o local de estudo. Dessa forma, a amostra obtida para analise foi de 26 consumidores e 14 produtores. Para a coleta de dados foi elaborado um questionario para os consumidores, e outro para os produtores. A coleta de dados foi realizada em outubro de 2019. Os principais produtos comercializados na “feira do MAPA” sao hortalicas, notadamente, alface, cebolinha, coentro e pimentao. Os produtos comercializados sao expostos de forma tradicional, em bancadas, sendo que a grande maioria e exposta sem selo orgânico de identificacao no produto ou embalagem. A “feira do MAPA” e considerada pequena, possuindo dezoito bancas para venda dos produtos comercializados por associados da APOAM (Associacao dos Produtores de Orgânicos do Estado do Amazonas). Quanto ao perfil dos produtores, conclui-se que estes apresentam predominância de mulheres, com mais de 40 anos, com primeiro grau completo, sao predominantemente casados, com uma renda mensal menor que R$1.000,00 reais e que a maioria tem entre 2 e 3 filhos. Quanto ao perfil dos consumidores, conclui-se que estes formam um publico “cativo” e seleto. A maioria dos consumidores possui alta escolaridade (nivel superior), esta na faixa de idade superior a 40 anos, declara seu estado civil como casado e renda superior a R$3.000,00/mes. Ao se analisarem os atributos mais valorizados pelos consumidores em relacao aos produtos orgânicos, verifica-se que os atributos que os consumidores consideram mais importantes estao relacionados a triade “saude, meio-ambiente e sabor”. No entanto, os consumidores da feira de alimentos orgânicos de Manaus parecem ser motivados mais fortemente por questoes pessoais do que por questoes ambientais.

Referência(s)
Altmetric
PlumX