Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Estudantes de Licenciatura

2020; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 26; Linguagem: Português

10.26512/lc.v26.2020.31790

ISSN

1981-0431

Autores

Tatiane Kelly Pinto de Carvalho, Elaine Gonçalo Bento, Paulo Roberto de Souza Anastácio, Maraísa Inês de Assis Martins,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O acesso de sujeitos de camadas populares ao ensino superior brasileiro, sobretudo em Universidades Públicas, ainda se constitui como algo “estatisticamente improvável”. Objetivou-se, neste estudo, investigar quais as estratégias e mobilizações de escolarização construídas por sujeitos oriundos dos meios populares para o ingresso no ensino superior nos cursos de Licenciatura da UEMG-Ibirité. A pesquisa é de cunho qualitativo e seguiu três etapas: análise na literatura; aplicação de questionário socioeconômico e entrevista narrativa. Entre os achados, evidenciou-se que o curso escolhido nem sempre teve ligação com o desejo pessoal do graduando, mas sim com a possibilidade de ingresso.

Referência(s)