
Estudantes de Licenciatura
2020; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 26; Linguagem: Português
10.26512/lc.v26.2020.31790
ISSN1981-0431
AutoresTatiane Kelly Pinto de Carvalho, Elaine Gonçalo Bento, Paulo Roberto de Souza Anastácio, Maraísa Inês de Assis Martins,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO acesso de sujeitos de camadas populares ao ensino superior brasileiro, sobretudo em Universidades Públicas, ainda se constitui como algo “estatisticamente improvável”. Objetivou-se, neste estudo, investigar quais as estratégias e mobilizações de escolarização construídas por sujeitos oriundos dos meios populares para o ingresso no ensino superior nos cursos de Licenciatura da UEMG-Ibirité. A pesquisa é de cunho qualitativo e seguiu três etapas: análise na literatura; aplicação de questionário socioeconômico e entrevista narrativa. Entre os achados, evidenciou-se que o curso escolhido nem sempre teve ligação com o desejo pessoal do graduando, mas sim com a possibilidade de ingresso.
Referência(s)