Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS

2020; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 24; Linguagem: Português

10.1590/2175-35392020193985

ISSN

2175-3539

Autores

Ana Paula de Oliveira, Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues, Vera Lúcia Messias Fialho Capellini,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

RESUMO Pretendeu-se realizar um estudo de revisão de dissertações e teses brasileiras sobre Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) no ensino superior. Para isso, efetuou-se uma busca na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. As teses e dissertações foram categorizadas quanto à frequência da publicação ao longo dos anos, as universidades de origem, o tipo de estudo, os objetivos, o número de participantes e os principais resultados. Foram encontradas 47 pesquisas e, a partir da leitura dos resumos, foram excluídas as que não abordavam especificamente a temática de AH/SD no contexto universitário e/ou que se repetiram, resultando no total sete, sendo cinco de mestrado e duas de doutorado realizadas entre 2011 a 2017. Concluiu-se que os temas mais abordados nas pesquisas relacionaram-se à identificação. É uma temática de interesse recente e carente de estudos que investiguem problemáticas mais amplas relativas aos estudantes universitários com AH/SD.

Referência(s)