
TESTE DE CLOZE: EVIDÊNCIA DE VALIDADE POR PROCESSO DE RESPOSTA
2020; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 24; Linguagem: Português
10.1590/2175-35392020191537
ISSN2175-3539
AutoresNeide de Brito Cunha, Thatiana Helena de Lima, Acácia Aparecida Angeli dos Santos, Katya Luciane de Oliveira,
Tópico(s)Writing and Handwriting Education
ResumoRESUMO O objetivo desta pesquisa foi derivar evidências de validade por processo de resposta, por meio da análise dos tipos de erros cometidos pelos alunos, em um teste de Cloze e analisar a dificuldade de seus itens por meio de análise morfossintática. Participaram 593 estudantes do ensino fundamental II, de escolas públicas. Foram formados dois grupos de protocolos, um com os das crianças com médias mais altas e outro com as médias mais baixas. Os resultados mostraram que as crianças com médias mais altas cometeram mais erros sintáticos e as com médias mais baixas os erros semânticos. A avaliação da homogeneidade na distribuição dos tipos de erros permitiu encontrar a evidência de validade por processo de resposta. Os números totais das classes gramaticais encontradas por meio da análise morfossintática conferiram ao texto um equilíbrio quanto à dificuldade de recuperação das palavras, indicando seu uso para medir a compreensão de leitura.
Referência(s)