Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Educação alimentar e nutricional: Um estudo de caso em escola municipal de educação infantil de Balsas- MA

2020; Brazilian Journal of Development; Volume: 6; Issue: 7 Linguagem: Português

10.34117/bjdv6n7-705

ISSN

2525-8761

Autores

Nayka Uga Ferreira da Cruz Ataides, Adriana Araújo Diniz, Antonio Santana Batista de Oliveira Filho, Nildo da Silva Dias, Myrelly Nazaré Costa Noleto, Francisco de Oliveira Mesquita, Tatiane Scilewski da Costa Zanatta, Leandra Matos Barrozo,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

A educacao alimentar e nutricional envolve a percepcao quanto aos habitos alimentares saudaveis, a seguranca nutricional e o combate ao desperdicio de alimentos. Esta se constitui, muitas vezes, em um processo de reeducacao que, deve ser iniciado desde a infância com a participacao integrada entre educadores e, especialmente da familia. A alimentacao saudavel e nutricionalmente equilibrada contribui para o desenvolvimento das criancas no que concerne a melhor qualidade fisica e mental. Deste modo, um estudo de caso foi desenvolvido na Escola Municipal de Educacao Infantil Nossa Senhora das Gracas em Balsas, Maranhao para investigar a percepcao das criancas do ensino fundamental I, quanto aos habitos alimentares saudaveis, seguranca nutricional e a importância de evitar o desperdicio de alimentos. Alem disso, foi realizado acoes de intervencoes para reeducacao dos habitos alimentares das criancas com foco nos alimentos seguros e saudaveis na alimentacao diaria. A metodologia participativa foi utilizada, incluindo atividades dinâmicas com a tematica alimentacao saudavel como, leituras com ilustracoes, exibicao de videos de desenho animado, brincadeiras/musicas que instigavam a imaginacao das criancas para despertar o interesse delas sobre o assunto. Na pesquisa, procurou-se estabelecer a troca de experiencias entre o saber das criancas e o cientifico. Os resultados evidenciam que os alunos demostram interesse no tema trabalhado, possivelmente, devido a metodologia interativa e ludica, facilitando o processo de ensino-aprendizagem. E perceptivel as mudancas nos habitos alimentares das criancas na escola, principalmente no consumo de alimentos saudaveis. No final do projeto e notavel a compreensao dos alunos quanto a importância de alimentar-se bem e, principalmente, evitar os desperdicios.

Referência(s)
Altmetric
PlumX