
Os desafios da educação inclusiva em uma escola de Ensino Médio na Cidade de Itapiúna, Estado do Ceará, Brasil
2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 8 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v9i8.6366
ISSN2525-3409
AutoresJoão Pereira da Silva, Maria de Fatima de Assis Viana, Ana Cristina de Moraes,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoEste texto objetiva investigar os desafios encontrados pelos professores da Escola de Ensino Médio Franklin Távora (Itapiúna-CE) em relação à educação inclusiva. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, contemplando o estudo de caso, analisando-se a forma como é compreendida a educação inclusiva no Ensino Médio, sob a ótica dos docentes. Como estratégia de aproximação à realidade, utilizou-se de um questionário com os professores da referida escola. A realização do estudo possibilitou constatar que há uma lacuna na formação docente, quando relacionada à educação inclusiva. A preocupação com a formação específica dos professores da Educação Inclusiva, os quais estão convivendo com a prática da inclusão escolar, tem se tornado o principal desafio dentre muitos outros que afetam diretamente a inserção de alunos com deficiência no Ensino Médio no município de Itapiúna-CE. Fazem-se necessários mais estudos, pesquisas, suportes pedagógicos para que a educação inclusiva venha a obter maior destaque no cenário local, uma vez que a potencialidade dos alunos não se limita a uma deficiência.
Referência(s)