
Reflexões sobre a formação continuada de professores na contemporaneidade
2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 9 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v9i9.6473
ISSN2525-3409
AutoresAndréia Cristina Pontarolo Lidoino, Digilaini Machado dos Santos, Geilson de Arruda Reis,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoMesmo vivendo a contemporaneidade, através das ressignificações de sociedade, de cultura, de ensino e aprendizagem, as práticas pedagógicas continuam obsoletas a essas transformações. Nesse sentido, a escola e os profissionais de educação são convidados a rever seu papel social e pedagógico para melhor atender as necessidades dos alunos e as demandas da escola. Este artigo de cunho qualitativo tem como objetivo refletir sobre o papel do professor em relação aos processos de ensino e aprendizagem na contemporaneidade, perpassando pelo viés da formação docente continuada. Por meio de pesquisa bibliográfica sustentada por teóricos que versam sobre o tema como: Freire, Prado & Cunha, Mercado, Moran, Nóvoa, Nunes, Schimitt e Shõn entendemos que não é viável permanecer com as mesmas práticas em um espaço e tempo que se modificaram com a globalização, que estão em movimento contínuo de remodelação. Compreendemos que os processos de ensino e aprendizagem precisam estar alicerçados na docência reflexiva, permitindo professores e alunos construir coletivamente e colaborativamente ações e reflexões que os levem a busca do conhecimento, colocando-os como eternos aprendizes.
Referência(s)