Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Diabetes mellitus: Os Saberes dos Estudantes de uma Instituição de Ensino Pública do Município de Santarém, Oeste do Pará, Brasil

2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 9 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v9i9.6239

ISSN

2525-3409

Autores

Raiane Cristina Mourão do Nascimento, Juliana Farias Vieira, Nathaly Silva Freitas, Rafaela de Souza Santos Carvalho, Remita Viegas Vieira, Zaline de Nazaré Oliveira de Oliveira, Letí­cia Gomes de Oliveira, Giovanni Moura Sotelo, Lenara da Silva Carvalho, Andrei Silva Freitas,

Tópico(s)

Public Health in Brazil

Resumo

Objetivo: Identificar os saberes dos alunos de ensino médio de uma escola do município de Santarém-PA acerca do Diabetes mellitus, e ressaltar a importância da informatização e conhecimento sobre a doença. Metodologia: trata-se de um estudo quantitativo com abordagem descritiva, partindo da observação da realidade, seguida da definição do problema, teorização, construção de hipóteses de solução e posterior aplicação de um questionário e intervenção por meio de palestra segundo o Arco de Manguerez. O questionário abordou perguntas relacionadas ao DM, possibilitando identificar os saberes dos alunos sobre a mesma. Resultados: Foram entrevistados 56 alunos do ensino médio, com faixa etária de 15 à 28 anos, no qual foi aplicado um questionário utilizado para a coleta de dados onde abordou-se características sócio demográficas e os saberes dos estudantes acerca do DM. Conclusões: Constatou-se, que a maioria dos participantes da pesquisa tem conhecimento sobre o DM, como adquirir e quais as consequências da doença.

Referência(s)
Altmetric
PlumX