
Diabetes mellitus: Os Saberes dos Estudantes de uma Instituição de Ensino Pública do Município de Santarém, Oeste do Pará, Brasil
2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 9 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v9i9.6239
ISSN2525-3409
AutoresRaiane Cristina Mourão do Nascimento, Juliana Farias Vieira, Nathaly Silva Freitas, Rafaela de Souza Santos Carvalho, Remita Viegas Vieira, Zaline de Nazaré Oliveira de Oliveira, Letícia Gomes de Oliveira, Giovanni Moura Sotelo, Lenara da Silva Carvalho, Andrei Silva Freitas,
Tópico(s)Public Health in Brazil
ResumoObjetivo: Identificar os saberes dos alunos de ensino médio de uma escola do município de Santarém-PA acerca do Diabetes mellitus, e ressaltar a importância da informatização e conhecimento sobre a doença. Metodologia: trata-se de um estudo quantitativo com abordagem descritiva, partindo da observação da realidade, seguida da definição do problema, teorização, construção de hipóteses de solução e posterior aplicação de um questionário e intervenção por meio de palestra segundo o Arco de Manguerez. O questionário abordou perguntas relacionadas ao DM, possibilitando identificar os saberes dos alunos sobre a mesma. Resultados: Foram entrevistados 56 alunos do ensino médio, com faixa etária de 15 à 28 anos, no qual foi aplicado um questionário utilizado para a coleta de dados onde abordou-se características sócio demográficas e os saberes dos estudantes acerca do DM. Conclusões: Constatou-se, que a maioria dos participantes da pesquisa tem conhecimento sobre o DM, como adquirir e quais as consequências da doença.
Referência(s)